quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Psicologia Social Das Organizações.

Alunos: Felipe Veiga / Fernando Alves Michalak / Luiz Torres dos Santos Junior

Psicologia Social Das Organizações.

Organizações E O Conceito De Sistemas.

1 O Que É Uma Organização?

É um dispositivo social para cumprir eficientemente, por intermédio de um grupo, alguma finalidade declarada, que nem sempre é a mesma entre os membros e líderes da mesma.

Como São Tratadas?

As organizações são sistemas abertos, pois seu input de energia e a conversão do output em novo input consistem de transações entre a organização e seu meio ambiente.

Exemplo de Organização e Finalidades:

Um time de futebol é uma organização, que tem a divulgação por finalidade para o patrocinador, gerar dinheiro para o clube, dar vitórias para o técnico e dar status e reconhecimento para o jogador.

Características Comuns Dos Sistemas Abertos.

1 - Importação De Energia: As organizações sociais precisam de suprimentos renovados de energia de outras instituições, ou de pessoas, ou do meio ambiente material. Nenhuma estrutura é auto-suficiente.

Exemplo: O time de futebol precisa do dinheiro do patrocinador, das táticas do técnico e da agilidade dos jogadores.

2 - A Transformação: A organização cria um produto, ou processa materiais, ou treina pessoas, ou proporciona um serviço. Essas atividades acarretam em alguma reorganização do input. Exemplo: No time de futebol existe um treinamento contínuo com os jogadores.

3 - O “Output”: O output é a energia transformada que a organização exporta para o meio em que convive. Exemplo: Uma industria de móveis transforma a madeira (input) em diversos móveis.

4 - Sistemas Como Ciclos De Eventos: O produto exportado para o ambiente (output) faz com que haja novamente outros inputs para repetição das atividades, que acaba virando um ciclo. Porém, esse ciclo não será necessariamente igual em suas voltas, mas terá a mesma finalidade.

Exemplo: O móvel vendido faz com que a empresa tenha dinheiro para comprar mais madeira e produzir mais móveis.

5 - Entropia Negativa: Tudo leva à retardação e/ou à morte, e para evitar esse processo entrópico é necessário à entropia negativa.

Exemplo: Com o passar do tempo os jogadores do time vão ficando velhos e precisam ser substituídos, e esta nessa troca a entropia negativa, porque é ela que faz com que o time ainda exista.

6 - "Input" De Informação, Retroinformação Negativa E Processo De Codificação: Os inputs também podem ser de caráter informativo. O tipo mais simples de input de informação é a retroinformação negativa, que permite ao sistema corrigir seus desvios da linha certa.

O processo de codificação nada mais é do que a seleção dos inputs pelo sistema, selecionando apenas os que ele julga necessários.

7 - Estado Firme E Homeostase Dinâmica: Estado firme é o intercâmbio de energia que visa manter a sobrevivência dos sistemas abertos, ou seja, é a preservação do caráter do sistema. Exemplo: No time de futebol os dois laterais esquerdos saem do time (titular e reserva), o estado firme está justamente na busca de um novo lateral esquerdo.

8 - Diferenciação: Todos os 7 itens anteriores tem ligação direta com a diferenciação.

Os sistemas abertos deslocam-se para a diferenciação e a elaboração. Os padrões difusos e globais são substituídos por funções mais especializadas.

Exemplo: O jogador se especializa em fazer gol, vira atacante.

9 - Eqüifinalidade:

Um sistema pode alcançar por vários caminhos o mesmo estado final, partindo de várias condições iniciais.

Este item é independente com relação aos 8 anteriores.

Exemplo: O time pode chegar a vitória por gol de vários jogadores diferentes, ou por meio de várias táticas.

Algumas Conseqüências De Considerar Organizações Como Sistemas Abertos.

O principal erro está na falha em reconhecer completamente que a organização depende continuamente de inputs do meio ambiente e que o influxo de materiais e de energia humana não é uma constante.

O segundo erro jaz na noção de que as irregularidades no funcionamento de um sistema, originado por influências do meio, são variâncias de erro e que, como tal, devem ser tratados.

2 Definição das Características de Organizações Sociais.

Os estudos sobre os sistemas abertos não podem prender as características comuns entre eles, pois isso inibiria as diferenças que de fato existem entre os Sistemas Biológicos e Sociais.

Natureza E Os Sistemas Sociais.

Sistemas Físicos ou Biológicos: estruturas anatômicas, mesmo que não em funcionamento.

Sistemas Sociais: não têm anatomia, sua estrutura é formada de eventos ou acontecimentos.

Produção e Manutenção de Inputs

Sistemas Sociais e Biológicos: inputs de manutenção e de produção. Os inputs de manutenção importam energia para sustentar o sistema. Os inputs de produção processam a energia importada para obter um resultado produtivo.

Nos Sistemas Biológicos: “... Temos uma máquina composta de combustível, que se consome continuamente e conserva a si mesma”. (Von Bertalanffy ) Toda a energia é consumida da mesma forma.

Nos Sistemas Sociais: a energia importada é adequada a necessidade, parte é consumida parte redirecionada aproveitada de outra forma:

Exemplo: Os funcionários de uma organização são um tipo de energia usada na sua estrutura e continuará lá, a matéria prima é consumida na produção.

A Natureza Planejada Dos Sistemas Sociais.

As estruturas Sócias são sistemas feitos pelo homem, imperfeitos e vulneráveis, caracterizados pela sua variabilidade que é muito maior do que os biológicos.

  1. Sua criação é direcionada a englobar o maior numero de objetivos variados, e adquirir novas e diferentes funções no decorrer de sua existência.
  2. Investe parte de sua energia para manter a estabilidade de suas atividades, pois seus elementos variáveis não se mantêm inalterados pelos princípios biológicos.
  3. O comportamento dos Sistemas Biológico é previsível e não se aplica aos Sistemas Sociais que são mais vulneráveis a destruição como têm vida mais longa.
Padrões Simbióticos X Organizações Sociais.

A simbiose nas Organizações Sociais é uma coincidência de interesses.

Não é simplesmente entendendo as relações simbióticas que se entenderá as Organizações Sociais. (não tem nada de simbiótico)

Tipos De Forças Que Reduzem A Variabilidade Humana.

Três tipos de pressões de controle:

  1. Pressões do Ambiente: necessidades individuais ou coletivas persuadem a um esforço grupal e coordenado em prol de um mesmo objetivo.
  2. Valores e expectativas compartilhadas: aplicado em quase tudo.
  3. Imposição de regras: para se manter aceito numa organização, seja ela qual for, será preciso respeitar suas normas.

Principais Componentes Do Sistema Social: Funções, Normas e Valores.

· Funções: formas específicas de comportamentos associados a determinadas tarefas. (configurações padronizadas de comportamento)

· Normas: expectativas gerais com caráter de exigência, atingindo a todos os incumbidos de desempenho de função em um sistema ou subsistema. As normas são formadas a partir de valores.

· Valores: são justificações e aspirações ideológicas mais generalizadas.

Três Bases De Interação De Sistema:

Funções + Normas + Valores = Três bases interelacionadas para integração de Sistemas Sociais.

  1. As pessoas numa Organização Social dependem das ações uma das outras. (funções)
  2. Consciência em exercer sua função de forma satisfatória. (normas)
  3. Foco em alcançar os objetivos, obstinação. (valores)
Tipos Genéricos De Subsistemas

Subsistemas De Produção: transforma a energia.

Subsistemas De Apoio: traz os subsídios de energia e entrega a energia transformada.

Garante o fluxo contínuo de energia. (como se fosse um gerenciamento)

Subsistemas De Manutenção: garante que os recursos que são utilizados numa

organização são eficientes. Dá condições aos subsistemas de apoio e de manutenção.

Subsistemas Adaptáveis: responsáveis pela percepção (marketing) de mercado.

Subsistemas Gerenciais: supervisiona e controla os muitos subsistemas bem como as atividades da estrutura.

MANUTENÇÃO (Horizontal)

Produção

Apoio

Adaptáveis

GERENCIAIS (Horizontal)

Subsistemas De Produção Ou Técnicos.

O sistema de produção é o que abrange o processamento, a transformação de energia ou de informações cujos ciclos de atividade compreendem as principais funções do sistema.

Subsistemas De Apoio.

São os que levam a efeito as transformações do meio, na procura de input ou na disposição do output, ou auxiliam nesses processos. É uma extensão direta das atividades de produção da organização na importação do material a ser trabalhado ou na exportação do produto acabado.

Subsistemas De Manutenção.

As atividades de manutenção não estão dirigidas ao material que está sendo trabalhado, mas ao equipamento, para que o trabalho seja feito. Ou seja, o seu objetivo esta em garantir eficiência para que o trabalho seja executado.

Enquanto os sistemas de apoio se preocupam em garantir os inputs de produção, o sistema de manutenção tem por meta os inputs para a preservação do sistema.

Subsistemas Adaptáveis.

No meio de muitas mudanças, nada nos subsistemas de produção, de apoio e de manutenção seria o suficiente para assegurar a sobrevivência organizacional. É ele que determina o rumo que uma organização deve tomar, permitindo que as empresas se adaptem às novas mudanças.

Subsistemas Gerenciais.

São os subsistemas gerenciais que controlam, coordenam e dirigem os demais subsistemas da estrutura. Eles que representam uma outra porção do padrão organizacional e são formados de ciclos de atividade que cruzam horizontalmente a estrutura, a fim de lidar com a coordenação de subsistemas e com o ajustamento do sistema total a seu ambiente.

A Organização Em Relação A Seu Meio Ambiente.

Sistemas, Subsistemas E Supersistemas.

A organização é um subsistema de um ou mais sistemas maiores e sua vinculação ou integração com eles afeta seu modo de operação e nível de atividade.

Os sistemas, subsistemas e supersistemas estão diretamente envolvidos uns com os outros. Sua caracterização é relativa ao seu grau de autonomia na execução de suas funções e aos interesses particulares.

· Sistema: uma empresa manufaturada;

· Subsistema: as atividades organizacionais da empresa, como produção, mercadologia, recrutamento e manutenção dos empregados;

· Supersistema: a indústria e toda a comunidade maior.

Alguns critérios para a avaliação de independência organizacional:

· Poder para estipular fontes de input ao invés de aceitar as fontes prescritas pelos supersistemas;

· Poder para escolher populações-alvo para a exportação do produto;

· Desenvolvimento de mecanismos internos para a regulamentação organizacional.

Abertura De Sistema, Fronteiras De Sistema E Codificação De Sistema.

Estes três conceitos estão inter-relacionados e dizem respeito à relativa autonomia do funcionamento do sistema e da diferenciação entre o sistema e o meio ambiente.

· Abertura De Sistemas: É o mais geral desses três conceitos e refere-se ao grau em que o sistema é receptivo a todos os tipos de input. Aceita contribuições, auxílio de diversas fontes e novas idéias. Não são altamente diferenciados uns dos outros ou das atividades do ambiente.

· Codificação De Sistema: Descreve o funcionamento real das barreiras que separam o sistema do seu meio ambiente. Característica importante de qualquer sistema é a absorção de energia e informação e a transformação desse input de acordo com a natureza do sistema. Em síntese, é o processamento das informações, bloqueando certas influências e transformando o que é recebido.

· Fronteiras De Sistemas: São linhas de demarcação ou regiões para a definição da atividade apropriada de sistema. Elas constituem uma barreira para muitos tipos de interação entre as pessoas de dentro e as de fora do sistema. Um exemplo de barreira é a própria língua, que difere em centenas em todo o mundo e torna difícil a comunicação por exemplo, entre cidadãos brasileiros e africanos.

Função E Estrutura: Funções Intrínsecas E Extrínsecas.

· Estrutura: relação entre eventos ou acontecimentos que podem ser diretamente observado e medido.

· Função: refere-se ao resultado da atividade estruturada.

· Função Intrínseca: refere-se ao resultado imediato e direto de um sistema ou subsistema em termos de seu principal produto.

· Função Extrínseca: resultados do sistema na medida em que afetem outros sistemas ou subsistemas aos quais a estrutura em questão está relacionada.

Conceitos Subsidiários.

Existem quatro conceitos para caracterizar o funcionamento e a estrutura global das organizações sociais:

1 - Sistemas Líderes:

É um sistema componente cujo output exerce a maior influência sobre os inputs de outros sistemas componentes e dessa forma controla as interações do supra-sistema. São capazes de orientar a locomoção de um organismo como um todo. Exemplo: posse de uma tecnologia.

2 - Espaço Organizacional:

É a série complexa de atividades inter-relacionadas que compreendem a organização social. É também referido ao local exato das várias atividades organizacionais e às distâncias de comportamento entre membros no desempenho de muitas tarefas relacionadas à organização. Existem quatro tipos de separação dos membros organizacionais, referente ao espaço organizacional:

· separação geográfica;

· separação funcional;

· status ou prestígio;

· poder.

3 – Cultura E Clima Organizacionais:

Toda organização cria sua própria cultura ou clima, com seus próprios tabus, usos e costumes, que reflete tanto as normas e valores do sistema formal com sua reinterpretação do sistema informal. Reflete nos tipos de pessoas que são atraídas para o sistema, nos processos de trabalho, das modalidades de comunicação e do exercício de autoridade.

4 – Dinâmica De Sistema:

Na ausência de estabilidades essenciais dos sistemas biológicos, as organizações sociais recorrem à multiplicação de mecanismos para se manterem. Elas criam estruturas de recompensas para vincular seus membros ao sistema, normas e valores para justificar e estimular as atividades requeridas, e dispositivos de autoridade para controlar e dirigir o comportamento organizacional. Portanto, existe uma superdeterminação do comportamento necessário para preservar a organização.

No início, não existe para a organização social a garantia de um reservatório de energia. Para que possa sobreviver ela deverá assegurar-se de um suprimento contínuo de materiais e de homens. Declara a lei geral da entropia que qualquer sistema tende a desgastar-se, a perder sua estrutura diferenciada e fundir-se com o meio ambiente.

Nenhum comentário: