terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Técnicas de Leitura Dinâmica

INTRODUÇÃO

O fato de você decidir fazer o curso, torna dispensável a apresentação das qualidades da Leitura Dinâmica. Ampliando sua velocidade de leitura e mantendo o mesmo padrão de compreensão você terá como conseqüência natural, a expansão do conhecimento. Logo, se você está determinado a aprimorar suas habilidades, esse ferramenta lhe ajudará a conquistar mais esse desafio.

Esse curso está dividido em 6 partes:

Leitura Convencional

Visa esclarecer os principais aspectos sobre os processos de leitura, mostrando as diferenças entre a leitura lenta e a leitura rápida.

Leitura Dinâmica

Esclarece os principais fundamentos científicos da técnica de Leitura Dinâmica, mostrando como desenvolver suas habilidades latentes, e consequentemente melhorar sua performance.

Instruções de treinamento

Visa a organização diária do treinamento, mostrando as aplicações dos exercícios na prática da leitura.

Exercícios

Onde você poderá treinar sua leitura, com exercícios propostos durante o curso.

Testes de leitura

Serão aplicados testes, para avaliação de seus níveis de compreensão e velocidade.

Avaliação

Mostra um histórico de seu desempenho durante o curso, quantificando a ampliação da compreensão e velocidade na leitura.

Você agora deverá ler as explicações descritas no capítulo Leitura Dinâmica, para conhecer mais detalhes sobre os principais fundamentos do curso, seus exercícios, e em seguida treinar a programação proposta.

Na medida em que você avança no treinamento, poderá observar mudanças graduais no seu desempenho, e completando o curso, multiplicar de duas a cinco vezes a sua velocidade de leitura.

LEITURA CONVENCIONAL

A leitura é um processo que consiste, em primeiro lugar na movimentação dos olhos percorrendo as palavras, que em seguida são fotografadas e transformadas em imagens para depois serem traduzidas em idéias pela mente.

Começaremos o curso, tratando em primeiro lugar de aperfeiçoar os movimentos oculares, sem a preocupação de compreender as palavras propostas nos exercícios de velocidade.

Quando você inicia uma leitura pelo processo convencional, ou seja sílaba por sílaba como são pronunciadas, você consegue no máximo ler na velocidade da fala. Desse modo, o tempo de leitura é prejudicado pelas paradas provocadas para a compreensão de cada sílaba.

Durante o treinamento você aprenderá a fixar as palavras completas pelo reconhecimento da imagem das mesmas. Pois nosso cérebro consegue identificar palavras ou frases em velocidades bem maiores do que somos capazes de pronunciá-las.

EXEMPLOS:

Veja a frase a seguir:

SE/ EU/ A/PREN/DER/ A/ LER/ MAIS/ RA/PI/DA/MEN/TE

Perceba que você teve 13 pontos de parada, e conseqüentemente 12 saltos de olho gastando em média 0,25 segundos para compreender cada sílaba, e 0,025 segundos para cada deslocamento de olho. No total esta frase será lida em 3,55 segs.

Você pode ler esta mesma frase do seguinte modo:

SE EU APRENDER/ A LER MAIS/ RAPIDAMENTE

Desse modo, só existem 3 paradas de fixação e 2 deslocamentos. Logo, ganha-se tempo e conseqüentemente velocidade.

DIFERENÇAS [Leitura Lenta x Dinâmica]

Os leitores lentos captam uma ou algumas sílabas por fixação. O leitor dinâmico capta duas, três ou mais com uma fixação. Este, portanto, diminui consideravelmente a quantidade dos pontos de fixação.

Em função do item anterior, concluímos que o leitor lento, ao contrário do dinâmico, detém-se com muita freqüência.

O leitor dinâmico consome menos tempo em cada pausa.

O leitor dinâmico pode efetuar saltos de olho e movimentos de retorno com uma velocidade bem maior do que o convencional.

O leitor lento se desconcentra-se com facilidade e lê de forma passiva. O dinâmico é concentrado e crítico.

O leitor lento lê em voz alta ou repete mentalmente o material lido. O dinâmico incorpora diretamente a informação sem utilizar nenhuma forma de repetição.

LEITURA DINÂMICA

A leitura dinâmica será atingida com eficiência, na combinação das técnicas descritas a seguir.

ÁREA DE VISÃO

Trata-se da região do espaço que nossa vista pode alcançar, direcionada para um ponto fixo. Para compreender melhor o alcance de nossa visão, e utiliza-la de forma mais eficiente, veremos a seguir alguns aspectos importantes na formação das imagens. Nossas retinas são formadas por dois tipos de células básicas, CONES e BASTONETES. Suas principais características, podem ser resumidas como seguem:

Cones è

registram imagens bem iluminadas
registram imagens lentamente
registram cores
produzem imagens nítidas

Bastonetes è

registram imagens pouco iluminadas
registram imagens rapidamente
não registram cores
produzem imagens pouco nítidas

Podemos definir nossa área de visão em dois tópicos:

Visão central è Reconhece imagens nítidas e coloridas, em baixa velocidade. Empregamos normalmente nossa visão central, para as atividades de leitura.

Visão periférica è Reconhece imagens pouco nítidas com velocidade. Geralmente fazemos uso da visão periférica, quando estamos dirigindo, pois sabemos o que se passa em volta do carro, sem olharmos para o lado.

Bom, nossa meta é implementar a visão periférica para ampliar o processo de registro das imagens do cérebro.

Você agora pode compreender melhor os princípios que fundamentam a Leitura Dinâmica:

  1. Rapidez na captação de imagens, através do aproveitamento integral da capacidade da visão em perceber imagens da ordem de milésimos de segundo.
  2. Adequação dos movimentos oculares para que efetuem saltos de olho com grande rapidez.
  3. Reconhecimento das palavras pela visão periférica.

UNIDADE DE SIGNIFICAÇÃO

Considerando a frase a seguir:

A LUZ/ VIAJA PELO ESPAÇO/ A UMA VELOCIDADE ESPANTOSA/ E ATRAVESSA/ GRANDES DISTÂNCIAS/ ATRAVÉS DO UNIVERSO.

Cada parte da frase acima, entre barras, caracteriza uma unidade de significação que pode se manifestar de formas variadas, ou seja, em blocos de maios extensão e significado mais amplo, como segue:

A LUZ VIAJA PELO ESPAÇO/ A UMA VELOCIDADE ESPANTOSA/ E ATRAVESSA GRANDES DISTÂNCIAS/ ATRAVÉS DO UNIVERSO.

Os exemplos acima servem para demonstrar que os deslocamentos dos olhos devem ser efetuadas levando-se em conta as unidades de significação que já formem algum sentido, ainda que a idéia não esteja completa em seu significado total.

LEITURA VOCAL

Muitos leitores convencionais tendem a vocalizar, ou seja, executar movimentos labiais, simultaneamente a leitura. Outros repetem mentalmente, provocando movimentos na língua e na laringe com as cordas vocais. Mesmo não havendo manifestações físicas, a repetição puramente mental, induz a leitura, com a mesma velocidade da fala. Eliminar essas barreiras, deve ser uma meta almejada pelo leitor dinâmico. Se você tem o hábito de leitura vocal, experimente os exercícios a seguir:

Movimento labial è

Para superar esse hábito, forme palavras contendo as letras P e B (papel, bebê, etc.) e pronuncie simultaneamente a leitura.

Naturalmente, haverá um declínio de compreensão, porem com a prática, o vício será eliminado, fazendo com que o cérebro entenda sem movimentos labiais.

Movimento lingual è

Forme palavras contendo as letras T e D (tato, dado, etc.) pronuncie com movimentação lingual durante a leitura, com o tempo, seu vício ser eliminado.

Movimento laríngico è

Verifique se você tem essa limitação colocando a mão na saliência do osso entre a laringe e a base da língua (ponto de Adão) durante a leitura. Você sentirá uma vibração caso esteja ocorrendo essa limitação.

Para eliminar esse hábito, pense durante a leitura, em palavras que contenham as letras L, M, N (mamãe, Nilo, etc.).

Repetição Mental è

A maioria dos leitores tem o costume de repetir mentalmente, limitando portanto à velocidade da fala. Para evitar este procedimento, procure ouvir alguma coisa durante a leituram cujo o tema seja diferente da mesma. Deste modo você ocupará o cérebro com duas atividades, inibindo então a terceira, que seria a repetição.

PRÉ-LEITURA

Tornar-se um leitor rápido, significa ler concentrado com objetividade, e capaz de passar de forma eficiente para a mente a idéia principal do que está sendo lido. O leitor eficiente deverá identificar sempre, numa primeira análise, as partes do texto que mostram as idéias principais, que caracterizam o assunto lido. Você deverá praticar a técnica de pré-leitura, para seleção inteligente dos principais temas, e em seguida utilizar s métodos já descritos anteriormente. A seguir alguns exemplos de como fazer a pré-leitura:

  • Artigos de revistas è Leia primeiramente os destaques que dão uma idéia geral do assunto abordado (títulos e subtítulos). Verifique destaques como gráficos, negritos, fotografias com legendas, sempre dão uma idéia do teor da reportagem.
  • Jornais è Se observarmos bem, os jornais utilizam um sistema, onde o assunto abordado é colocado em destaque sempre. O tema da matéria da matéria em si pode ser encontrado nos primeiros parágrafos. Leia o resumo se houver algum, e outros detalhes que estiverem em evidência, normalmente a conclusão estará no final do texto. No meio do artigo, geralmente você encontrará o desenvolvimento do tema principal, que pode ser lido ou não de acordo com o interesse particular de cada um.
  • Cartas, documentos legais e comerciais è embora muitas vezes enfadonhos, são de fácil leitura, pois são tratados com objetividade. Leia referências em destaque, data de emissão, quem redigiu e assinou. Verifique os detalhes que forem referentes ao seu departamento ou a seus interesses pessoais. Veja os primeiros parágrafos, e em seguida aplique a técnica de saltos verticais de olho para encontrar o que deve ser lido com mais cuidado. Dispense tudo o que parecer mera formalidade.
  • Livros Tome conhecimento do título, do autor, leia as orelhas do livro, onde serão encontradas na maioria das vezes considerações sobre o tema ou sobre o autor da obra. Examine índices, capítulos e tudo mais que puder lhe dar uma noção da estrutura da obra a ser lida ou estudada. Faça uma pré-leitura de cada capítulo utilizando as técnicas já mencionadas.

VOCABULÁRIO

O Vocabulário que possuímos é um fator determinante na velocidade da leitura. Considere o conceito de unidades de significação, ou seja, para lermos rapidamente, devemos perceber numa única fixação várias palavras que formem um sentido total visualizado, ou até mesmo do que vier a ser lido posteriormente. Nossa mente tem que reconhecer de imediato as palavras pela sua imagem, razão pela qual o nosso vocabulário é de fundamental importância na leitura rápida.

A seguir, algumas dicas de como aumentar seu vocabulário:

  1. Ler diferentes assuntos em jornais. A variedade de temas e de autores, permite a assimilação de novos termos e expressões. Anote o que for novidade e consulte num dicionário;
  2. Incorpore as novas palavras em suas conversações diárias, o que lhe ajudará a grava-las com mais facilidade;
  3. Faça um estudo preliminar de prefixos e sufixos. Verifique, como muitas palavras podem ser facilmente reconhecidas, logo que visualizamos o prefixo das mesmas de acordo com o sentido da frase.

ACELERAÇÃO VISUAL

Além da aplicação dos conceitos já descritos, devemos associar um treinamento de aceleração visual, para que se obtenha aumento substanciais na velocidade de leitura com compreensão. O processo é extremamente simples. Primeiro devemos exercitar a leitura numa velocidade constante, ou seja, sem oscilação e um pouco acima de nosso padrão. No início teremos alguma dificuldade quanto a compreensão, porem, se mantivermos o mesmo ritmo durante algum tempo, notaremos gradativamente a ampliação da retenção das informações, até atingirmos a compreensão total. Em seguida aumentamos a velocidade, o que provoca uma queda imediata na compreensão. Repete-se então o processo, até que se atinja novamente padrões satisfatórios de entendimento. Os exercícios, nos permitem administrar as alterações de velocidade com precisão.

INSTRUÇÕES DE TREINAMENTO

Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios.

EXERCÍCIOS DE DESLOCAMENTO VISUAL

Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade.

Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

EXERCÍCIO DE ACELERAÇÃO VISUAL

Este exercício tem como finalidade, aprimorar o desempenho na movimentação ocultar na leitura de textos, aplicando-se as técnicas descritas no item anterior. Para tanto, você deve escolher um livro de sua preferência, que deverá ser utilizado no treino diário.

Observe a seguir como administrar sua velocidade:

Vamos considerar de início, um valor P.P.M. (palavras por minuto) que será utilizado para determinarmos a velocidade de leitura de uma página. Para calcular o tempo de leitura de um texto, execute a rotina a seguir:

Conte o número médio de palavras por página, multiplique-o por 60 segundos e divida o resultado pelo P.P.M. desejado. Imagine que você queira ler numa velocidade de 360 P.P.M. uma página com 540 palavras:

540 x 60

--------------- = 90 s

360

Significa que esta página será lida em 90 segundos, se for mantida a velocidade constante de 360 P.P.M.

Exercitando durante 6 minutos a (360 P.P.M.), você terá lido um total de páginas conforme o calculo a seguir:

360 seg (6 mim)

----------------------- = 4 páginas

90 seg

Para que você atinja melhores performances durante o treinamento, é indispensável manter a velocidade constante na leitura, evitando variações de ritmo. Você poderá recorrer a um recurso prático que chamamos de GUIA, para auxilia-lo na manutenção da velocidade. Utilize uma folha de papel, ou uma pequena régua como GUIA, que deverá ser deslizada no sentido vertical, de cima para baixo tampando as linhas já lidas. Logo, seus olhos estarão sempre enxergando a próxima linha, enquanto as linhas lidas estarão ocultas.

Execute o movimento durante alguns segundo antes a leitura, de modo que você fique acostumado a velocidade prevista pelo P.P.M. escolhido. Aumente a velocidade do GUIA cada vez que você deseje aumentar o P.P.M., sincronizando-o com o tempo calculado.

Observe que no exercício de aceleração visual, você apenas deverá correr os olhos no espaço acima das linhas, de margem a margem, sem se preocupar com a leitura. A duração do exercício deverá ser de no mínimo 5 minutos. Se você decidir praticar por exemplo, 10 minutos por dia, pratique 5 minutos, faça uma pausa para relaxamento dos olhos e pratique por mais 5 minutos.

Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos.

EXERCÍCIO DE ACELERAÇÃO COMPREENSIVA

Você deverá escolher um trecho qualquer de um livro de sua preferência, ou seja, uma ou duas páginas. Tente ler o mais rápido possível, com uma velocidade adequada à compreensão. Compreender o significado do que for lido ;e a maior preocupação deste exercício. Em seguida escreva o que compreendeu sobre o texto e anote o tempo de leitura . repita o exercício, procedendo como segue:

Some o número de linhas lidas na primeira vez, calcule quatro terços do resultado, e leia essa nova quantidade de linhas no mesmo tempo do texto anterior.

Exemplo: 1º texto è 30 linhas em 1 minuto

2º texto è 40 linhas em 1 minuto (4/3 de 30)

Novamente, escreva sobre o que leu, anote o tempo, e não se preocupe com avaliação nem erras ortográficos.

Você pode recorrer ainda ao MÉTODO DE COMPLEMENTO.

Estabeleça a velocidade desejada (P.P.M.) e aproveite o mesmo calculo realizado na ACELERAÇÃO VISUAL. Assim você saberá quantas páginas você deverá ler num tempo X com P.P.M. escolhido.

EXERCÍCIO DE LEITURA LIVRE

Esta fase do treinamento lhe permite avaliar o desempenho em leituras variadas. Escolha um livro qualquer e proceda a leitura segundo as técnicas apresentadas. Você poderá avaliar seu grau de dificuldade da leitura, ou seja, alterando dias para leitura simples e para leituras complexas.

TREINAMENTO SEMANAL

Os exercícios deverão ser realizados diariamente segundo a orientação que segue:

Exercícios de Deslocamento Visual
Treinar durante 5 minutos cada exercício
Exercícios de Aceleração Visual
Treinar durante 10 minutos
Exercícios de Aceleração Compreensiva
Treinar durante 10 minutos
Exercícios de Leitura Livre
Treinar durante 10 minutos

INSTRUÇÕES INICIAIS:

Siga o roteiro de treinamento e faça os exercícios conforme a orientação da semana.

Antes de iniciar o treinamento da SEMANA 1, leia um texto qualquer no seu ritmo habitual, escreva o que entendeu, verifique o seu nível de compreensão comparando o que você escreveu com o texto original. Verifique se não falta dados importantes, a essa comparação damos o nome de ACELERAÇÃO COMPREENSIVA.

SEMANA Nº 1

DESLOCAMENTO VISUAL è 400 P.P.M.

Tem como objetivo, treinar a musculatura ocular, para ampliar a velocidade dos saltos dos olhos. Direcione a vista para o centro e um pouco acima das palavras, procurando seguir o GUIA sem se preocupar com a compreensão.

Exercício de movimento vertical [1 palavra]
Exercício de movimento horizontal [1 palavra]
Tente aumentar a velocidade gradativamente a cada dia da semana.
No 5º dia, ler as palavras com compreensão na melhor velocidade possível.

ACELERAÇÃO VISUAL è 400 P.P.M.
ACELERAÇÃO COMPREENSIVA è 300 P.P.M.

LEITURA LIVRE
SEMANA Nº 2
DESLOCAMENTO VISUAL è 400 P.P.M.

O objetivo principal, será treinar os saltos de olho combinados Dom o reconhecimento das UNIDADES DE SIGNIFICAÇÃO.

Siga o GUIA sem se preocupar com a compreensão.
Exercício de movimento vertical [2 palavra]
Exercício de movimento horizontal [2 palavra]
Tente aumentar a velocidade gradativamente (10%) a cada dia da semana.
No 5º dia, ler as palavras com compreensão na melhor velocidade possível.

ACELERAÇÃO VISUAL è 600 P.P.M.
ACELERAÇÃO COMPREENSIVA è 400 P.P.M.

LEITURA LIVRE

SEMANA Nº 3

DESLOCAMENTO VISUAL è 400 P.P.M.
O objetivo principal, será ampliar o campo visual.

No 1º e 2º dia, siga o GUIA sem se preocupar com a compreensão.

Exercício de movimento vertical [frases]
Exercício de movimento horizontal [frases]
Nos próximos dias tente ler com compreensão na melhor velocidade possível.
Tente aumentar a velocidade gradativamente (10%) a cada dia da semana.

ACELERAÇÃO VISUAL è 800 P.P.M.
ACELERAÇÃO COMPREENSIVA è 500 P.P.M.
LEITURA LIVRE

SEMANA Nº 4

DESLOCAMENTO VISUAL

O objetivo principal, será ampliar a velocidade de percepção, na visualização das UNIDADE DE SIGNIFICAÇÃO.

Exercício de movimento vertical [frases]
Exercício de movimento horizontal [frases]
No 1º e 2º dia, siga o GUIA tentando ler e compreender na melhor velocidade possível.

Tente aumentar a velocidade gradativamente (10%) a cada dia da semana. ACELERAÇÃO VISUAL è 800 P.P.M.

ACELERAÇÃO COMPREENSIVA è 500 P.P.M.
LEITURA LIVRE

DESENVOLVIMENTO MENTAL

Para o bom desempenho de qualquer atividade mental, é necessário desenvolver algumas habilidades inerentes a mente humana, que infelizmente tornam-se mais e mais restritas, devido a presença indesejada do STRESS.

Inabilidade na concentração, raciocínio lento, memória falha e pensamentos desordenados, são algumas conseqüências deste vilão que tanto interfere na vida do homem moderno.

STRESS é gerado a partir da reação a um estímulo ambiental, forçando a pessoa a adaptar-se rapidamente a uma nova situação no meio em que vive.

Como conseqüência, estas reações deixam marcas na fisionomia humana. Mas precisamente, segundo a medicina moderna, em 90% dos casos nas áreas de comunicação entre neurônios (SINAPSE).

Os estímulos elétricos que deveriam ativar nossos neurônios, são bloqueados, limitando a capacidade mental em 5 a 10%, segundo teorias da psicologia.

Através de procedimentos ancestrais de eliminação de STRESS, como a MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL, trazida do Himalaia por sábios como Mararishi Mahesh Yogi, estabeleceu-se uma real possibilidade de melhoria na qualidade de vida. Ocorre a partir da prática da técnica, uma ampliação da capacidade mental, acompanhada de maior ordenação das ondas cerebrais, aumentando a possibilidade automática da mente em administrar melhor o corpo. Este é o princípio da saúde.

Com a prática regular da MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL, é possível já no primeiro mês, um aumento substancial na criatividade, energia, potencial de concentração, ordenação das pensamentos, os reflexos ficam mais rápidos, a memória mais precisa, e ainda melhorias expressivas nas defesas naturais do organis produção de radicais livres, promovendo longevidade, prevenindo 90% das doenças atualmente diagnosticadas.

Este texto foi redigido pelo professor Jeroen Van Tilburg, Diretor da Sociedade Internacional de Meditação Transcendental.

Nenhum comentário: