segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

De Bem Com a Vida

Para que uma pessoa possa permanecer de bem com a vida, é preciso que antes de qualquer coisa, ela esteja em paz consigo mesma. Não existe nada mais prazeroso do que a sensação que se sente ao percebermos que estamos conseguindo nos manter dentro do que nos propusemos; da sensação de saber que nossos objetivos estão sendo atingidos.

Durante nossa vida muitas vezes nos desanimamos diante de pequenos obstáculos. E esta desistência nos deixa com o amargo sabor de uma derrota. Todavia se usássemos a técnica de recuar um pouco para refazer forças, e depois atacar o obstáculo, estaríamos nos fortalecendo e criando em nós mesmos um sentimento de autoconfiança que nos aproximaria cada vez mais das nossas metas.

Nunca deveríamos desistir de algo que nos parecesse impossível. O mais correto seria pensar que naquele momento ainda não conseguimos reunir as condições para enfrentar o problema. Mas, como somos seres em constante evolução, certamente mais adiante teremos adquirido as condições para fazê-lo.

Quantas vezes, ao olharmos para o passado, imaginamos que nossa vida foi uma sucessão de fracassos; quando, o que realmente aconteceu foi que abandonamos um projeto que, no momento em que nos dedicamos a ele, estava acima de nossa capacidade de desenvolvê-lo. E que, mais adiante, quando já estávamos aptos a fazê-lo, simplesmente nos esquecemos de tentar de novo.

Ao invés de recordar o que deu errado, pense em todas as coisas que você conseguiu realizar.

Certamente elas foram em muito maior número do que você possa imaginar.

Nenhum comentário: