sábado, 6 de setembro de 2008

English For Reading

Estratégias para aprender inglês
Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 02 de Abril de 2008
O texto que se segue é um artigo revisado de um texto escrito em 9 de novembro de
1999, que descreve uma metodologia para o aprendizado do inglês instrumental, ou o
inglês para leitura. Este artigo foi a base para o livro As Palavras Mais Comuns da Língua
Inglesa, publicado pela Editora Novatec e para diversos cursos de inglês instrumental.
Aprender a ler em inglês é muito simples. Se você estiver interessado, continue lendo. O
texto é longo, mas lhe dará dicas imperdíveis.
Boa Leitura!
A Reconstrução da Torre de Babel
Diz a Bíblia que muitos anos atrás todos os habitantes da Terra se uniram para construir
uma torre que chegasse até o céu, para tornar seu nome célebre e impedir que fossem
espalhados pelo mundo. Para punir os homens por sua ambição demasiada, Deus
confundiu sua linguagem e depois os dispersou pelo mundo.
Ainda hoje os povos da Terra falam uma imensidão de línguas diferentes. Na Internet
entretanto, apesar dos muitos povos que autilizam, existe um meio de comunicação
comum. Da mesma forma que os computadores se comunicam independentemente de
cor e raça, ou melhor, de fabricante e protocolo de comunicação, também os
internautas possuem uma linguagem comum: a língua inglesa. Será a Internet uma nova
Torre de Babel, construída para reunificar eletronicamente os habitantes deste lindo
mundo azul?
É claro que nem todos que utilizam a Internet compreendem a língua inglesa. Porém
mais de 80% dos documentos e das comunicações feitas através da Internet encontramse
em inglês. Apenas 0,7 % do oceano de informação que é a Internet está em português.
É perfeitamente possível usar a Internet e se divertir muito navegando apenas por sites
escritos em português. Fazer isto entretanto é o equivalente a ir à praia, não entrar na
água e ficar se molhando com um baldinho de água que alguém encher para você. O que
fazer? Aprender inglês é difícil e demora muitos anos. Como então adquirir o domínio
desta ferramenta tão essencial à utilização plena da Internet? Realmente, para se ler,
falar, escrever e ouvir com fluência a língua inglesa são necessários de seis a oito anos
de estudo constante. Para que aprender tanta coisa se o mais importante é apenas ler? É
muito mais fácil dominar um dos aspectos de um idioma (leitura) do que todos os quatro
simultaneamente (ler, ouvir, falar e escrever). A Internet possui muito conteúdo
interativo, onde a capacidade de se falar e escrever bem a língua inglesa certamente é
uma grande vantagem, mas o mais importante certamente é saber ler. Ler para utilizar a
informação existente na Internet para aprender, resolver problemas pessoais ou
profissionais, se divertir, enfim, para uma infinidade de propósitos.
Como aprender a ler? É raro encontrar um curso de inglês onde se ensine o aluno apenas
a ler. Só vendem o pacote completo, o que é totalmente insensato. Se precisamos
investir vários anos para dominar o idioma em todos os seus aspectos, aprender a ler
certamente demora muito menos. Em apenas quatro meses é possível obter uma
compreensão razoável do idioma que nos permite começar a compreender textos em
inglês.
Mas porque a leitura é mais fácil de se dominar? A própria Internet nos dá a resposta. Em
um estudo realizado em 1997, realizamos um trabalho para determinar as palavras mais
comuns da língua inglesa e seu percentual de ocorrência. Para este estudo utilizamos os
livros online do Projeto Gutemberg. Este projeto, integrado por voluntários, tem por
objetivo digitalizar obras de literatura cujos direitos autorais tenham se expirado. Nos
Estados Unidos uma obra é colocada no domínio público 60 anos após a morte do autor.
Obras de autores como Jane Austen, Conan Doyle, Edgar Rice Burroughs, e muitos outros
estão disponíveis gratuitamente na Internet. De posse destes livros, 1600 ao todo na
época da pesquisa, fizemos então nossos cálculos. Os 1600 livros combinados geraram
um arquivo de 680 MB contendo aproximadamente sete milhões de palavras. Os
resultados foram bastante surpreendentes. As 250 palavras mais comuns compõem cerca
de 60% de qualquer texto. Em outras palavras, se você conhece as 250 palavras mais
comuns, 60% de qualquer texto em inglês é composto de palavras familiares. Para
facilitar ainda mais a nossa tarefa os cognatos, que são as palavras parecidas em ambos
os idiomas (possible e possível, por exemplo), totalizam entre 20 e 25% do total das
palavras. Aí já temos então 80 a 85% do problema de vocabulário resolvido. Se subirmos
o número de palavras mais comuns a 1.000, chegamos a 70%. Somando a este valor os
cognatos chegamos a valores entre 90 a 95% de um texto.
É claro que 90 ou 95% ainda não chega a 100%. Como fazer com o restante das palavras?
Mais uma vez, usamos nossa intuição (lembra-se que nossa intuição está correta em
99,999% das vezes?). Pensemos em nosso texto como um enigma a ser desvendado.
Possuímos alguns elementos familiares, as palavras que conhecemos, e outros que nos
são desconhecidos. Devemos deduzir, por meio de nossa intuição, de nossos
conhecimentos anteriores, o que as palavras desconhecidas podem significar. Não
precisamos nos preocupar com todas as palavras, apenas com aquelas que desempenhem
um papel importante no texto. Quais são elas? Se uma palavra aparece com relativa
frequência em um texto, ela certamente desempenha um papel importante na
compreensão do todo. Se uma palavra aparece apenas uma vez, muito provavelmente
não precisaremos nos preocupar com ela.
O maior problema é que tal enfoque é encarado de forma suspeita pela maioria das
pessoas. Como é possível, ignorar uma palavra desconhecida e continuar lendo como se
nada houvesse acontecido? O que estamos propondo não é nada absurdo. Qual foi a
última vez em que consultou um dicionário? Toda vez que encontramos uma palavra
desconhecida vamos em busca do dicionário? Muito provavelmente não. O que acontece
é que, como a nossa familiaridade com o português é grande, na hipótese de depararmonos
com uma palavra desconhecida, o seu sentido, dado o contexto que a cerca, será
facilmente deduzido. Isto tudo praticamente sem mesmo nos darmos conta do ocorrido.
A não ser que nos proponhamos a tarefa de parar a cada vez que encontrarmos uma
palavra desconhecida, a nossa leitura se dá com frequência sem interrupções. As
palavras desconhecidas são intuídas, quase que subconscientemente, e passam a
integrar o nosso vocabulário. Considerando-se que o vocabulário de um adulto consiste
de aproximadamente 50.000 palavras, é ridículo imaginar que tal conhecimento tenha
sido adquirido através de 50.000 visitas ao dicionário. Este vocabulário foi adquirido, em
um processo iniciado em nossa infância, de forma contínua e através da observação do
nosso ambiente, observando outras pessoas falarem, prestando atenção nas palavras
utilizadas em determinadas situações e também através da leitura.
A nossa estratégia para o domínio da língua inglesa para leitura é exatamente aquela
utilizada há milhares de anos, com excelentes resultados, pela raça humana.
Aprendizado natural, seguindo nossos instintos e pela interação com o ambiente que nos
cerca.
Como vimos, o domínio das palavras mais frequentes da língua inglesa, pode nos ajudar
a dar um impulso substancial em nosso aprendizado. Nesta listagem as palavras não
estão organizadas alfabeticamente, mesmo porque não é nosso objetivo reproduzir aqui
um dicionário. Também não incluímos todos os significados possíveis das palavras
apresentadas. Todas as palavras são apresentadas em contexto, em exemplos de
utilização. Não fornecemos a definição da palavra. Para cada palavra são listados em
média três exemplos de utilização, com a respectiva tradução.
É muito importante ressaltar que estas palavras não devem ser memorizadas de forma
alguma. O ser humano não funciona de forma semelhante ao computador, onde as
informações podem ser armazenadas de qualquer forma, e ainda assim estão disponíveis
em milésimos de segundos quando necessitamos. O ser humano, para reter alguma
informação, precisa situá-la dentro de um referencial de conhecimentos. A informação
nova precisa se integrar à nossa visão do mundo, à nossa experiência prévia. Apenas
desta forma podemos esperar que o conhecimento adquirido seja duradouro. A maioria
de nós certamente já vivenciou situações em que dados memorizados desapareceram de
nossa memória quando não mais necessários. Ao contrário, tudo que aprendemos
ativamente, permanece presente em nossa memória de forma vívida por muitos e muitos
anos.
Embora esteja sendo fornecida uma lista de palavras, não adote de forma alguma o
procedimento padrão de memorização, que é a repetição intensiva dos itens a serem
memorizados. É certo que cada um de nós possui estratégias distintas para lidar com o
aprendizado, mas eu gostaria de sugerir uma forma de estudo que certamente funciona.
Primeiramente, não tenha pressa. Não memorize, procure entender os exemplos. Para
cada palavra apresentada, leia os exemplos e suas respectivas traduções. Não se
preocupe em reter na memória o formato exato das frases e nem de sua tradução. O
objetivo é apenas compreender o significado da palavra apresentada e apenas isto. Uma
vez compreendido este significado o objetivo foi alcançado.
Em segundo lugar, procure ler apenas enquanto estiver interessado. Não adianta nada ler
todas as palavras de uma vez e esquecer tudo dez minutos depois. Se nos forçarmos a
executar uma atividade monótona por muito tempo, depois de alguns momentos a nossa
atenção se dispersa e nada do que lemos é aproveitado. Eu sugiro a leitura de dez
palavras diariamente. Caso você ache que 10 palavras diárias é muito, não tem
importância, este número é sua decisão. Se quiser ler apenas uma palavra, o efeito é o
mesmo. Irá demorar um pouco mais, mas chegar ao final é o que importa. É só não
esquecer, você deve LER as palavras e NUNCA tentar memorizar as palavras e os
exemplos.
E finalmente, faça revisão. No primeiro dia leia e entenda dez palavras (ou quantas
julgar conveniente). No segundo dia leia mais dez palavras e faça a revisão das dez
palavras aprendidas no dia anterior. No terceiro dia, aprenda mais dez palavras e revise
as vinte palavras aprendidas nos dias anteriores. E assim por diante até o último dia,
onde aprenderá as últimas dez palavras e revisará as 240 palavras anteriores. Muito
importante, por revisão não quero dizer que se deve fazer a leitura de todas as palavras
e exemplos anteriores. As palavras mais frequentes estão grafadas em tipo diferente e
em negrito, para que possamos localizá-las facilmente na página. Apenas examine as
palavras anteriores em sua revisão. Caso não se recorde de seu significado, então, e
apenas então, leia os exemplos. A revisão é extremamente importante. Nós realmente
aprendemos quando revisamos conceitos aos quais já fomos expostos. Procedendo desta
forma, tenha certeza de que tudo o que aprendeu será absorvido de forma permanente,
constituindo a base fundamental de tudo que irá aprender em seus estudos da língua
inglesa.
Caso a sua motivação seja realmente alta e você queira reler todos os exemplos já
estudados, vá em frente. Como você pode notar, os exemplos empregam um vocabulário
bastante rico. A leitura mais frequente dos exemplos fará com que ao final do estudo o
seu vocabulário tenha se enriquecido muito além das 750 palavras básicas.
Outro ponto importante é a questão do estudo da gramática. A gramática, ou o estudo
da estrutura da língua, deve ser apenas para ajudar o aluno a identificar as construções
verbais. Não é necessária, para fins de aprendizado da leitura, a memorização de
estruturas gramaticais. Como já afirmado, o nosso aprendizado se dá de forma natural.
Da mesma forma que uma criança não tem aulas de gramática para aprender sua língua
materna, nós também não devemos nos preocupar com este aspecto em nosso estudo. A
leitura dos exemplos das palavras mais comuns irá lançar os fundamentos iniciais do
conhecimento da estrutura da língua inglesa.
Resta agora esclarecer um ponto, que é a desculpa favorita de todos nós nos dias de
hoje: a falta de tempo. Tempo certamente é fácil de se encontrar para fazer aquilo que
nos dá prazer. Para resolver o problema de tempo para este estudo, pense nesta
atividade como algo prazeiroso e que lhe trará benefícios enormes, tanto no campo
pessoal como profissional. E além do mais, o aprendizado e a revisão das palavras pode
ser feito diariamente em não mais de quinze minutos. Se levarmos em conta que os
intervalos comerciais em programas de televisão geralmente duram entre quatro a cinco
minutos, todo o tempo necessário para este estudo pode ser encaixado nos intervalos de
sua novela favorita, certo?
Então, mãos a obra. Depois que você conhecer as 250 palavras mais comuns da língua
inglesa você poderá verificar como o aprendizado da leitura da língua inglesa se tornam
muito mais fácil. Nesta lista foram incluídas 750 palavras. Faça um esforço e tente
conhecer todas elas. A sua tarefa vai ficar ainda mais fácil.
Nos anos de 1996 e 1997 a Diretoria de Recursos Humanos da UNICAMP promoveu um
programa de capacitação que incluía um programa de treinamento em inglês
instrumental para seus funcionários usando a metodologia descrita nos parágrafos
anteriores. Nestes dois anos passaram pelo programa de inglês instrumental
aproximadamente 1.000 funcionários. Conseguiu-se atender um número tão grande de
pessoas justamente porque o aprendizado da língua inglesa para leitura é
consideravelmente mais fácil. Além desta facilidade é possível se ministrar o curso em
salas maiores, com até cem alunos, o que é impensável em um curso tradicional. Em
cursos normais de inglês cada aluno deve ter atenção especial do professor como prérequisito
indispensável ao aprendizado.
Como produto deste treinamento foram criados vários materiais didáticos, um dos quais
é justamente um pequeno livro, já citado, contendo as 750 palavras mais comuns da
língua inglesa. O significado de cada palavra é ilustrado com três exemplos em média,
onde a palavra é usada em contextos diferentes. Este pequeno manual está disponível
para download na Internet. Além deste manual, existem também outros documentos que
descrevem em detalhes como foi realizado o cálculo que determinou estas palavras mais
comuns (ver referências).
Além do aprendizado das palavras mais comuns, o interessado em aprender o inglês para
leitura, deve procurar intensificar o seu contato diário com a língua inglesa. Para isso a
Internet pode novamente vir em nosso auxílio. Basta procurar nela pelo que nos
interessa. Na Internet existe informação de todos os tipos e para todos os gostos. Basta
saber e querer procurar.
No curso de inglês instrumental ministrado na Unicamp, para suplementar o ensino em
sala de aula e para manter o aluno em contato diário com a língua inglesa, foi criada
uma lista eletrônica chamada EFR (English for Reading). Nesta lista é veiculada
diariamente uma história, preferencialmente engraçada (afinal, quem não gosta de uma
boa piada?) ou uma citação. As histórias são em inglês e as palavras mais incomuns são
comentadas. Desta forma os alunos aprendem todos os dias duas ou mais palavras novas.
Todos os dias. Em um ano este pequeno esforço diário pode vir a fazer uma diferença. O
curso acabou em 1997 mas a lista continua enviando suas mensagens. Esta lista é hoje
aberta a todos os internautas e conta com vários participantes externos além dos
participantes do curso ministrado na Unicamp. Todas as mensagens já veiculadas na lista
EFR estão arquivadas na Web, no site Aprendendo Inglês.
O objetivo primordial do curso de inglês instrumental era demonstrar que se é possível
aprender inglês para leitura facilmente e despertar o gosto pela leitura. Quanto mais se
ler em inglês mais se aprende o idioma, o que não é novidade nenhuma. Como vivemos
no Brasil, país de língua portuguesa, as nossas necessidades de utilizar outra habilidade
que não a leitura em inglês são bastante esporádicas. Mas não precisamos parar por aí. A
leitura serve também para desenvolver as outras habilidades necessárias ao domínio da
língua inglesa: a fala, a escrita e a compreensão da língua falada. O principal é que em
um período de tempo bastante curto já estaremos habilitados a navegar pela Internet
inteira e não apenas pela pequena porção representada pela língua portuguesa.
Finalmente, queria lembrar a todos que aprender o inglês é bastante fácil. Basta deixar
de lado os preconceitos e traumas que temos com a língua inglesa e realmente
acreditarmos em nossa capacidade de aprender. Não leva a nada guardar rancores de
tentativas frustradas de aprendizado ocorridas no passado. O domínio da língua inglesa é
hoje o nosso passaporte para um mundo de informações que podem nos ser úteis tanto
na esfera pessoal quanto profissional. Se você não domina a língua inglesa o momento
certo para começar é hoje. Consulte as referências deste artigo, estude com calma a
lista das palavras mais comuns e assine a lista EFR. Você vai ver que sem fazer muita
força em, pouco você estará se locomovendo com desenvoltura cada vez maior pela
Torre de Babel reconstruída que é a Internet. Depois me escreva contando os resultados.
Referências:
• Global Internet Statistics (by Language)
• Projeto Gutenberg
• Palavras mais Comuns da Língua Inglesa . Este documento descreve os
procedimentos utilizados para se determinar as 1000 palavras mais comuns da
língua inglesa e faz uma apresentação dos resultados obtidos. Neste documento as
palavras mais comuns são listadas juntamente com seu percentual de ocorrência.
• As 1000 Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa. Este artigo lista as 1000 palavras
mais comuns da língua inglesa e seu percentual de ocorrência.
Notas
1. A comparação da Torre de Babel com a Internet eu encontrei em um artigo escrito
por Luiz de Rezende Puech. Esta analogia, bastante criativa, nunca mais me saiu
da cabeça e aproveitei este artigo para abordar o assunto a partir de uma ótica
diferente.
2. A história da Torre de Babel encontra-se na Bíblia, no livro de Genesis, capítulo
11. Reproduzo a seguir alguns dos versículos da história, tal como se encontra na
Bíblia.
(Genesis 11:6) e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma
linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que
intentam fazer.
(Genesis 11:7) Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que
um não entenda a linguagem de outro.
(Genesis 11:8) Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e
cessaram de edificar a cidade.
(Genesis 11:9) Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali
confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou
por toda a superfície dela.
Referências
Para assinar a lista EFR (English for Reading) visite o site Aprendendo
Inglês e faça o seu cadastramento. Neste mesmo endereço você
encontrará também diversos artigos com dicas para aprender inglês e
centenas de textos, com vocabulário comentado. Neste mesmo site você
encontrará diversos tutoriais, entre eles dicas para inglês para negócios,
os falsos cognatos, que são as palavras que se parecem nos dois idiomas,
mas que possuem significados diferentes, expressões idiomáticas, verbos
irregulares e muito mais.
O livro As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa apresenta uma
metodologia, desenvolvida a partir das idéias do texto acima, com o
objetivo de prover o estudante com técnicas que lhe permitam aprender,
em um curto espaço de tempo, a ler textos em inglês. A Editora Novatec
disponibilizou para download , em seu site, o sumário e o primeiro
capítulo do livro, ambos no formato PDF.

 

 

Fonte: http://f1.grp.yahoofs.com/v1/0H7CSJDR3N_GBAs-SnkJQcC5XH6er0QbTuFMnS3NtaRkr3PTI1MNN_V_8i-3hyBlAxMmRg7BOU6fMK1SDqoxCr3KKfPzRQ/inglesinstrumental.pdf

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