quarta-feira, 17 de setembro de 2008

COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO.

Aluno: Fernando Alves Michalak

COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO.

Empregabilidade

As escolas educam as crianças para serem empregados, e não empreendedores.

Em geral as pessoas saem da escola e vão para a faculdade almejando um “empregão”, que lhes garanta segurança.

A escola esta centrada numa educação forçada, pela decoreba, não faz o aluno pensar, mas educar é libertar, ensinar a pensar, e a escola reduz a alto - estima do cidadão, diminui a autoconfiança.

E depois dessa educação retrograda, formando empregados e não empreendedores, somos chamados a ser empreendedores, que nos cobre totalmente o contrario do que nos foi passado em anos de estudo escolar.

Dez das Principais Características de Empreendedores de Sucesso.

1 – Transformar crise em oportunidade: Empreendedores são otimistas, e de tragédias criam oportunidades.

2 – Empreendedor sem capital: A habilidade de improvisar, usando telefone residencial, quarto de empregada, por exemplo, é fundamental. Também pode – se usar capital de terceiros, que faz surgir grandes impérios empresariais.

3- Marketing e Negociação: Saber vender sua idéia sua imagem e saber negociar bem em uma negociação procurando sempre ter um poder de barganha.

4 – Know – How: Ter uma boa rede de relacionamentos, com clientes, fornecedores e concorrentes, e saber fazer, tem sido uma boa vacina contra o fracasso.

5 - Visão empreendedora: feeling, enxergar lacunas no mercado, encontrar novos nichos, que outras empresas ainda não encontraram, usar a intuição, ter feeling.

6 – Opinião Própria: Muitos empresários falam que seu negocio só foi para frente porque ele foi teimoso, e insistiu, o bom empreendedor, tem que ter opinião, saber ouvir, e discernir.

7 - Persistência: Esperar com paciência o tempo das vacas magras, e esperar a chagada da hora certa da colheita é uma verdadeira virtude humana.

8 – Assumir Riscos: supera o medo é atitude de coragem.Saber calcular riscos, ousar e enfrentar o novo, coloca em teste nossa autoconfiança.

9 – Ser líder e entusiasmado: Essa habilidade é sem duvida fundamental. Conseguir se automotivar e aumentar a energia dos colaboradores e envolvidos. Delegar, definir tarefas e saber reconhecer os liderados é uma prova de fogo para a auto – estima.

10 – Harmonia com a Missão: O sucesso é composto por um conjunto de habilidades e renuncias que estão alicerçadas em nossos talentos.

Energia e Auto-Estima

O Dr. Keven fez uma pesquisa, nos Estados Unidos, com crianças de 3 anos de idade e chegou à conclusão de que mais de 90% das crianças tinham o QI acima da média. Poderiam ser considerados gênios. Medindo o QI de jovens de 20 anos de idade, vários deles universitários, ele chegou a conclusão de que apenas 2% ainda se mantinham gênios.

A escola tem se tornado uma especialista na educação “decoreba”. Não se ensina o aluno a pensar. O processo de avaliação tem se prestado para enaltecer e destacar a ignorância, reduzindo a energia e a auto-estima dos alunos. A cultura paternalista vem contribuindo para formatar os alunos com “cabeças de empregados”. O sistema de ensino ainda incute no aluno o sonho de trabalhar no Banco do Brasil, na Petrobras ou em uma grande empresa púbica ou privada. Quem sabe um concurso publico, para que se possa ter um “bom emprego”, com “segurança” de nunca ser mandado embora, nem pelo Presidente da Republica. A escola está preparando um objeto não identificado para a sociedade. O mercado demanda profissionais com oba auto-estima, com energia, com coragem para tomar decisões e empreender.

O sucesso profissional depende do poder pessoal que por sua vez depende de três fatores básicos:

1º Energia, que se transforma em auto – estima.

2º Comunicação, que se transforma em poder.

3º Medo, que se transforma em coragem.


Adversidade: Sua Melhor Amiga.

Após a segunda guerra mundial o Japão possuía um único recurso restante: os recursos humanos. E foi investindo em educação e treinamento eu este povo de raça e coragem não precisou de mais de trinta anos para despontar como potência mundial.

Hoje, assistimos ao desespero americano, que ganharam a Segunda Guerra mas perderam a grande corrida desenvolvimentista da tecnologia industrial. A qualidade, a redução de custos, o aumento de produtividade e a conquista do mercado internacional pela competência japonesa assustaram o mundo.

Pegue suas dificuldades e limitações e transforme em suas aliadas, não fique chorando, reclamando. A vida é dura pra quem é mole. Se você quer, esta motivado a realizar seu projeto de vida, ninguém poderá dete-lo. Você vai SER e TER o que quiser.

Não adianta dar as costas para o problema, tem que enfrenta-lo, no fim você vai agradecer muito, por ele ter aparecido, pois terá aprendido muito com ele.


A Mente é a Bússola do Nosso Destino.

Somos nós, por intermédio da mente que decidimos o nosso sucesso ou o nosso fracasso.

Foi Freud, quem criou este modelo.

O consciente (5%) é racional e lógico, seleciona, censura, filtra informações, rege nossas emoções e trabalha enquanto nós estamos acordados. Ele comanda nossas ações voluntárias e dá as ordens e comandos para o subconsciente. O subconsciente, ou inconsciente, (95%) é irracional, subjetivo, grava tudo que recebe sem censura e sem filtragem, simplesmente dá comandos de ordem automática para o nosso corpo. Ele não dorme, trabalha vinte e quatro horas por dia e é o responsável pelo gerenciamento das funções vitais do nosso corpo: batimentos cardíacos, filtragem de sangue pelos rins, funcionamento do intestino, hormônios etc.

Nossos pensamentos comandam nosso inconsciente, que influencia nosso consciente. A mais fantástica ferramenta que você tem para obter o seu sucesso como empreendedor é seu cérebro, por isso, você deve saber como ele funciona, por quais processos ele passa.


O cérebro e a inteligência

O cérebro é programado para seguir caminhos estabelecidos, portanto é fundamental que você conheça, saiba como funciona o seu processo de raciocínio criativo, seu arquivo de memorização e seu potencia de aprendizagem e concentração para que possa aproveitar ao máximo sua fantástica capacidade. Ele é o mais poderoso computador do mundo. É composto por uma grande rede de conexões neurais. Possui um trilhão de células, sendo 100 bilhões de células nervosas ativas e 900 bilhões de outras células que nutrem e isolam as células ativas. Pode produzir até 20 mil ramificações para cada uma daquelas 100 bilhões de células nervosas.

Ao aproveitarmos uma experiência aparentemente negativa e tirarmos proveito dela como oportunidade para um novo aprendizado, modificaremos essas emoções e nossa vida pode se tornar uma aventura de descobertas e de crescimento pessoal.
Manifestando a prosperidade Interior

As 12 leis da prosperidade.

1 – Manter – se alegre e sorridente.

2 - Mentalize com fé o seu ideal e ele se materializará.

3 – Sentir - se lá, mesmo estando aqui.

4 – Servir ao maio numero de pessoas.

5 – Coragem de agir.

6 – Quem rouba será roubado; quem planta colhe.

7 – Gratidão é a mãe das virtudes.

8 – Agradeça aos seus antepassados, principalmente papai e mamãe.

9 – Harmonia do casal.

10 – Eliminar o paradigma da autolimitação e autopunição.

11 – Abandonar o culto a pobreza

12 – Alegrar – se com a felicidade alheia.


Comunicação eficaz

Somos avaliados em nossa comunicação em três aspectos básicos:

  • Nossa aparência é por meio dela que, de forma não verbal, comunicamos quem somos. Se o interlocutor olha para nós e seu cérebro réptil não nos aprova, imediatamente ele pára de nos ouvir e procura deixar o ambiente ou nos elimina mentalmente. Sua vestimenta, seu cabelo, e sua maquiagem são fundamentais.
  • O que falamos depende do conhecimento técnico e especifico sobre o assunto a ser abordado. Por isso, é importante estarmos atualizados e bem preparados, dominar o conteúdo, porque seremos sabatinados por pessoas bem informadas. Informação deixou de ser um privilégio. Está popularizando-se à velocidade da luz. Não subestime a capacidade alheia.
  • Como falamos não mais depende do conhecimento especifico da matéria. Partimos da premissa que isso já esteja on-line em seu cérebro.

Nossa comunicação é composta de: 7% Palavras, 38% Tom de voz, 55% Expressão corporal

O que você fala representa apenas 7%. Os demais 93% dizem respeito ao como você fala. Dentre os tópicos mais importantes, vamos destacar: Memória, Habilidade, Entusiasmo, Criatividade, Inspiração, Persistência, Voz, Expressão Corporal, Síntese, Vocabulário, Naturalidade.


A Magia de transformar sonhos em metas.

1 - Defina e fixe claramente o que quer atingir

2 – Determine uma data certa em que você vai ter o que quer.

3 – Trace um plano exeqüível, bem definido, prevendo estratégias, onde, como, com que, com quem.

4 – Escreva uma declaração completa, que contenha a meta bem definida, data certa em que vai atingi – la e o plano exeqüível.

5 – Leia esta declaração em voz alta, todos os dias, pelo menos duas vezes.

Para você atingir suas metas, deve traça – las, e também analisar como você esta no presente, o que você deve melhorar, tanto no lado profissional, como pessoal, sua saúde, suas relações com os amigos, com seus familiares, seu lado financeiro, seus conhecimentos, cultura, sua vida social, e tudo que não esta como você gostaria que estivesse, você deve traçar como metas a cumprir. Faça já, faça hoje mesmo seu plano de vida. Mas não coloque nunca, um dia, e sim uma data especifica.


O Método Fada

A primeira etapa é perceber e medir nossa energia. A partir desse momento, tornar-se-ão claras quais são as causas e quanto mede, em porcentagem, nossa auto-estima.

A área espiritual tem uma profunda relação com nossa consciência, nosso relacionamento intrapessoal. É o sentimento de certo e errado. É o nosso foro íntimo.

Outro ponto é a saúde. Ter saúde é poder fazer e comer o que quiser sem ressalvas e/ou restrições.

A área social em haver com nosso relacionamento interpessoal. Nossa relação com o meio externo, com as pessoas que nos cercam na sociedade, na comunidade, na família e na nossa vida.

A área profissional tem haver com suas relações na vida profissional.

A área financeira é uma conseqüência das quatro áreas anteriores. É necessário levar em consideração a sua idade, tempo de trabalho, conquistas e tudo mais que se referir à sua vida econômico-financeira e patrimonial.


O Ciclo do Sucesso

Agora que você já tem suas metas escritas com planos e data, vamos passar a pratica. Aqui esta o segredo da desistência da maioria. Porque para conquistar metas precisamos entrar em ação.

Trabalho: é o meio, o comprometimento físico e mental que você planejou dar em troca de atingir a sua meta. Utilizar a inteligência para maximizar resultados e minimizar esforços físicos, não ficar reclamando. Nunca se esqueça de que o estresse é doença de quem esta fazendo o que não gosta e, por isso reclamando demais. Mude sua crença, ou mude de trabalho, e vá fazer o que gosta.

Problemas: são inevitáveis, quando trabalhamos e executamos tarefas. Eles sempre ocorrem, são forças contrarias, mas muita gente acha que são obstáculos intransponíveis. O grande segredo do homem de sucesso é saber olhar para esses problemas como um desafio que vem para fortalece – lo. Se você tem um problema, é um bom sinal, você tem metas.

Medo: Quando começam a aparece os problemas para você cumprir sua meta, o medo começa a rondar a sua cabeça. Mas nos só temos medo do desconhecido, porque nos sentimos incapazes de solucionar o problema.Se vamos em frente e enfrentamos o problema logo percebemos ser uma bobagem.

Coragem: É a única arma eficaz contra o medo. Quando você tem coragem, vai lá e enfrenta seus problemas, logo percebe que seus problemas eram bobagens.

Persistência: É um exercício de paciência. Não se pode desanimar aos primeiros sinais do fracasso, deve – se perseguir suas metas.


Brasil – Terra de Gente Feliz!

Piadas à parte, está passando da hora de começarmos a muda a cara do nosso Brasil. É preciso começar a divulgar para o mundo as coisas boas que este povo criativo e hospitaleiro sabe fazer bem.

O Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil e, infelizmente, está sendo mostrado, pelos quatro cantos do planeta, como lugar de prostituição, tráfico de drogas, de mulheres, de crianças e violência de toda ordem.

É de mazelas e desmandos como esses que precisamos cuidar, para não deixar que o marketing negativo tome conta da opinião pública internacional e afugente, ainda mais, do Brasil os turistas que estão querendo passear e descansar e não guerrear.

Nosso país tem uma vocação natural para a indústria do turismo: selva amazônica, pantanal mato-grossense, praias nordestinas, cidade maravilhosa, inverno gaúcho, barroco mineiro, arquitetura brasiliense, carnaval, futebol, samba, tudo sucumbido diante de uma imprensa que fatura em cima da desgraça humana. A imprensa só vende se tiver na sua primeira página “noticia de sangue”. E pequenos infortúnios são transformados em manchetes internacionais que levam a imprensa a ficar cada vez mais milionária e que tiram e destroem empregos e sonhos de milhares de brasileiros da indústria do turismo.

Vira e mexe, encontramos pessoas criticando este ou aquele plano, mas, quando perguntados sobre um plano político alternativo, geralmente encontramos respostas evasivas, frouxas e sem consistência.

Não existe nada mais fácil do que criticar. O difícil é propor soluções eficazes e inteligentes para resolver os problemas.
SINTETIZANDO

O livro: Como ser um Empreendedor de sucesso, em vários capítulos, nos ensina a ser um empreendedor de sucesso, nos falando que temos que ter força de vontade, não ter medo dos riscos que enfrentaremos, ter coragem, nos ensina a criar um plano de metas, para que possamos ter a vida que sonhamos. E persistir com nossas metas, ate alcança – las, nos ensina o que devemos ou não fazer para que obtenhamos sucesso em tudo que desejamos.

Nenhum comentário: